fbpx
News

Mais de 12 milhões de jovens estão endividados

De acordo com dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 46% dos jovens brasileiros, entre 25 e 29 anos, estão inadimplentes.

Na faixa dos 18 aos 24 anos, a proporção é de 19% – somados os dois grupos, eles representam cerca de 12,5 milhões de jovens que estão com as contas no vermelho.

Os principais motivos para o endividamento entre os jovens também citados na pesquisa, que são: crescimento do desemprego, redução da renda per capita e a falta de planejamento.

Em geral, mesmo que com menor pressão financeira, o endividamento entre jovens acontece porque muitos não questionam o custo do crédito – já que ainda convivem com os pais, provedores dos maiores gastos da casa – e são influenciados por propagandas e pela mídia. Eles podem até estar dispostos a pagar, contudo, têm pouca dimensão das consequências da inadimplência.

“Os jovens não querem se privar de ter uma roupa de marca ou ir para um determinado lugar. Nessa idade, existe a necessidade de inclusão, que faz com que eles extrapolem. Entretanto, na maioria das vezes, agir de forma impulsiva não parte da sua vontade consciente, é a forma que seu cérebro funciona. Imagine que um jovem nunca desenvolveu o hábito de poupar. Por mais que ele saiba que precisa, não fará isso. Porque por mais que ele tenha conhecimento racional, age emocionalmente”, explicou a coach Zaira.

Para mudar essa realidade, é necessário investir em educação financeira nas escolas desde o primeiro ano do ensino fundamental.

 

COMENTÁRIOS

Tags

Comente aí!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Close