fbpx
NewsSaúde & Beleza

Mulheres adultas devem tomar a vacina contra o HPV

A vacina para mulheres adultas consiste num grande avanço para o combate ao HPV

Aprovada pela Anvisa em 2013 para mulheres acima dos 25 anos, a vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV) é uma prevenção eficaz contra o câncer de útero. A orientação é da infectologista Isabel Cristina Lopes dos Santos, gerente de assuntos médicos do setor de vacinas da Clínica Vida Diagnóstico e Saúde, de Várzea Grande.

A especialista observa que além do câncer de mama, faz-se necessário um trabalho efetivo de prevenção ao câncer de colo de útero.

Neste sentido, explica a médica, a vacina para mulheres adultas consiste num grande avanço para o combate ao HPV, um dos grandes causadores do câncer do colo do útero, uma das principais causas de morte em mulheres. “O câncer de colo de útero é a causa da morte de 15 mulheres por dia no Brasil”, alerta a médica.

Para o Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estimou 16.370 casos novos de câncer do colo do útero para cada ano do biênio 2018-2019, com um risco estimado de 15,43 casos a cada 100 mil mulheres, ocupando a terceira posição. Já para Mato Grosso, a estimativa foi de 340 novos casos de câncer de colo de útero em 2018.

Nós queremos alertar as mulheres que esta doença pode ser prevenida através de vacinas e do sexo seguro”, pondera a Dra. Isabel Cristina Lopes dos Santos, destacando como principais medidas de prevenção o uso de preservativo nas relações sexuais e a vacina contra o HPV que pode reduzir em até 70% a incidência do câncer de colo.

A especialista informa que o maior risco de infecção pelo HPV ocorre nas adolescentes entre 15 e 19 anos de idade, mas alerta que o risco de infecção persiste durante toda a vida. “O risco cumulativo de 5 anos de adquirir uma nova infecção pelo HPV entre 30 a 44 anos de idade é de 22%”.

Dados importantes

A médica aponta fatores importantes a respeito do HPV. O primeiro deles é que se trata de um vírus altamente infeccioso. Depois, que representa o mesmo risco de aquisição viral em todas as faixas etárias.

A especialista ainda observa a mudança nos padrões de comportamento sexual verificados nos últimos anos que revela uma exposição maior das mulheres mais velhas ao HPV.

O que é o HPV

O HPV é um vírus que infecta a pele e as mucosas, podendo causar verrugas ou lesões percursoras de câncer, como o câncer de colo de útero, garganta ou ânus. cada tipo de HPV pode causar lesões em diferentes partes do corpo.

É um vírus transmitido, em geral, pelo contato de pele com a pele, e o modo mais comum de transmissão é por meio do ato sexual. Por isso pode ser considerado uma doença sexualmente transmissível.

Gazeta Digital

COMENTÁRIOS

Tags
Mostrar mais

Comente aí!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Close
%d blogueiros gostam disto: