Passeio em Raposa – Fronhas maranhenses

Passeio para Raposa – Fronhas Maranhenses

Vou compartilhar com vocês o passeio maravilhoso que fiz aqui na Ilha onde moro, na qual uma de suas quatro cidades, São Luis, é a capital do meu estado, o Maranhão.

As outras três que formam a região metropolitana são Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar. Todas com atrativos naturais que só uma ilha pode oferecer.

E neste post vou mostrar a pequena cidade de Raposa, uma vila de pescadores que está crescendo, maravilhosa, paradisíaca e com o turismo em expansão atraído pelos passeios ecológicos, pela gastronomia e a renda de bilro.

Fica localizada a 28 km da capital. A gastronomia e cultura não é muito diferente do que temos em São Luis a base de peixes, mariscos, arroz de cuxá ao som de reggae e bumba-boi.

 Passeio é de 4H de duração e comecei com um passeio pela orla da cidade. Para amantes de fotografia, cenário maravilhoso. Tem também de 02H, vai de acordo com o horário que você for à Raposa, a maré dita o tempo.

 Dia lindo, apesar dos períodos de nublado. Tirei essa foto no início do passeio, umas 08h. A sensação de liberdade e paz era incrível. O sol parecia sorrir e me dar “Bom dia”!

Passeios náuticos

 Entre os atrativos turísticos do município estão os passeios náuticos feitos para praias e dunas da região, além do seu manguezal preservado. O conjunto das dunas também é conhecido como Fronhas Maranhenses pela semelhança com os Lençóis Maranhenses. 

Os passeios são de duas e quatro horas de duração. A definição do horário de saída é feita de acordo com a maré em pequenos barcos ou catamarã.
 

Seguimos viagem para as dunas da Ilha de Curupú em uma rápida travessia de barco.

Chegando lá, a visão… bem, a legenda da imagem por conta de vocês!

Depois fomos a praia de Carimã, onde não tem barracas e nem venda de nada. Os turistas levam o que vão consumir e tem de deixar tudo limpo. O resultado é esse, uma praia linda e preservada!

Depois seguimos para o criatório das ostras… Lá podemos degustar e comprar para consumir no barco ou levar para casa. 

Ostra fresquinha com limão. Uma delícia!😋

Seguimos viagem e durante o restante do passeio, estava sendo servido peixe assado que o turista compra e leva para assar no barco. Nossa excursão preferiu peixe. Pode ser carne ou frango. Eu escolhi uma pescadinha amarela bem gordinha. 😋 Pense num peixe que ficou bom!

 Pausa para banho no meio do manguezal em água do mar.

Voltando do passeio de barco, para finalizar, fui ao ‘Corredor das Rendeiras’ que fica na Rua Principal do município. O trecho não chega a um quilômetro. Lá tem as coisas mais lindas em artesanato de bilro, técnica importada do Ceará. Elas fazem desde saídas de praia a caminhos de mesa.

 

Uma boa peça custa em média R$70

Passeio de 04H que vale muito à pena. Quando você vir à São Luis ou para quem já mora e não conhece Raposa, eu recomendo!

COMENTE!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top