Rainha Elizabeth II usa conjunto de jóias dadas pelo Brasil em jantar de gala

 

Foi usando um conjunto de joias dado pelo governo brasileiro que a rainha Elizabeth II recebeu nobres da Espanha, para um banquete no Palácio de Buckingham, na noite de quarta-feira,12.

O colar e os brincos usados pela rainha Elizabeth foram dados por Assis Chateaubriand, então embaixador do Brasil em Londres, em nome do presidente Getúlio Vargas, em 1953, na ocasião de sua coroação.

A rainha também usou a jóia para receber o então presidente Lula no Palácio de Buckingham em março de 2008, onde ficou hospedado durante os três dias da visita oficial que fez à Grã Bretanha. Hoje, Lula é réu condenado a cadeia por corrupção, lavagem de dinheiro e outros crimes pela Operação Lava-Jato. 

O parure aquamarine brasileiro não começou com uma tiara; Começou com um colar e um par de brincos. Essas peças de diamante e água-marinha foram apresentadas à rainha como um presente de coroação em nome do povo brasileiro. Leslie Field descreve o colar da seguinte forma: “nove grandes aquamarinas oblongas cada uma em um ajuste de pergaminho de diamante com uma queda de pingente de água-marinha oblonga ainda maior”. Os brincos foram projetados para imitar a configuração do pingente do colar. 

O parure continuou evoluindo, em parte porque o Brasil manteve generosamente oferecendo mais aquamarines para a Rainha. Eles apresentaram-lhe um bracelete e um broche para se coordenar com o set em agosto de 1958, e em 1968, quando a Rainha fez sua primeira visita de estado ao Brasil, o governador de São Paulo lhe deu um ornamento de cabelo aquamarine e diamante. De acordo com Field, as pedras deste ornamento foram usadas em 1971 para super-tamanho da tiara aquamarina. 

A rainha usou a tiara de forma bastante consistente desde a sua revisão, mesmo que seja agora um dos diademas mais altos e mais imponentes da coleção. A última vez que ela havia usado a tiara em público foi durante a reunião dos Chefes de Governo da Commonwealth na Austrália em outubro de 2011. Pois ela está optando cada vez mais por tiaras de peso leve hoje em dia.

COMENTE!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top