Benefícios do goji berry, frutinha amiga do organismo

15 de fevereiro, 2016

goji-berry-in-natura-fruta

Quem ouve falar no goji berry pela primeira vez nem imagina que a frutinha asiática é consumida há milhares de anos pelo orientais em países como China, Tibete e Índia. Sensação do momento, a fruta é rica em minerais, vitaminas e ácidos graxos. “É rica também em aminoácidos essenciais, por isso contém proteína de alto valor biológico, o que é não é comum de se encontrar no reino vegetal”, garante a nutróloga Tamara Mazaracki. A goji berry conquista pelo baixo valor calórico, uma colher de sopa contém 50 calorias.

Tanto para manter a saúde em dia, quanto para prevenir doenças, o Goji Berry é um excelente item para consumir continuamente na alimentação. Ele tem grande teor de proteínas que ajudam a manter a estabilidade dos músculos, 19 aminoácidos, 21 minerais que protegem o corpo do câncer, alta concentração de carotenóides, betaína que combate os radicais livres e cyperone que traz benefícios ao coração e ao sangue.

A fruta tem baixo teor calórico, é rica em ácidos graxos insaturados, como ômega 3 e 6, além de antioxidantes e polifenóis. Os aminoácidos que a fruta contempla são responsáveis pela liberação de serotonina, o hormônio mais desejado por todos, que desencadeia sensações como alegria, bom humor, deixando o sono estável e tranquilo. A liberação constante desse hormônio evita as possibilidades de depressão. As propriedades antioxidantes previnem doenças cardiovasculares, inflamatórias e os distúrbios de visão, auxiliando no bom funcionamento do sistema neurológico.

goji-berry-iogurte frutas vermelhas

PROPRIEDADES DO GOJI BERRY

Ação antioxidante: A fruta ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e inflamatórias e distúrbios do sistema neurológico e imunológico. “Graças à grande quantidade de polifenóis, como antocianina e revesratrol, ele protege o corpo do envelhecimento precoce. É conhecida como a fruta da longevi­dade entre os tibetanos”, afirma a nutróloga Tamara Mazaracki.

Ação energética: O goji berry tem alta concentração de vitamina C, cerca de 100 gramas da fruta contém 2 gramas de vitamina C. “O consumo diário proporciona bem-estar em geral e aumenta o nível de energia e a qualidade do sono”, diz.

Ação imunoestimulante: A fruta possui grande quantidade de vitaminas do complexo B, como a B1, B2 e B6. Segundo a nutróloga, essas vitaminas mantêm o sistema imunológico saudável e competente.

Ação oftalmológica: Ricas em carotenoides, as frutas com pigmentos vermelhos, como a goji berry, protegem os olhos. “A fruta contém também luteína e zeaxantina, dois carotenoides que previnem a degeneração macular senil, causa de cegueira nos idosos”, completa Tamara.

Ação fotoprotetora: Segundo a especialista, o betacaroteno, presente no goji berry, protege a pele dos danos causados pelo sol.

Ação anticancerígena: “O poder antioxidadante dos polifenóis, presentes na fruta, contribui para a prevenção do câncer”, explica a nutróloga.

Ação antilipêmica: Por conter ácidos graxos, como o linoleico, a fruta auxilia na redução do colesterol ruim (LDL).

A poderosa fruta pode ser encontrada fresca, seca ou em forma de cápsulas. É possível consumi-la com outros alimentos como frutas, iogurtes e sucos. O indicado é que o goji berry seja ingerido pela manhã e antes das atividades físicas em uma dosagem de até 45 gramas.

goji-berry-beneficoos-do-goji-berry-antioxidante

As goji berries desidratadas são ótimas para quem está em dietas restritivas, assim como a cetogênica.

CELEBRIDADES E O GOJI BERRY

Já faz parte da história os famosos terem acesso às novidades mais rápido que os simples mortais. Dessa forma, elencamos os famosos que já tem o Goji Berry como parte da alimentação no dia a dia e foram atraídos pelas ações superbenéficas para saúde e para beleza.

Madonna – cantora, compositora, atriz, dançarina, empresária e produtora musical e cinematográfica norte-americana.
Victoria Beckham – cantora, designer, atriz e modelo britânica, fez parte da banda Spice Girls.
Mick Jagger – vocalista dos The Rolling Stones.
Kate Moss – supermodelo e durante anos, a mais bem paga do mundo, segundo a Revista Forbes.
Oprah Winfrey – apresentadora de televisão e empresária, vencedora de múltiplos prêmios Emmy por seu programa.
Brooke Shields – atriz e a menina do filme Lagoa Azul.
Steven Seagal – ator, produtor cinematográfico, escritor, diretor, mestre de artes marciais, músico, filantropo, policial e ativista americano.
Liz Hurley – atriz, modelo, produtora e estilista de moda britânica.

 

Boa saúde!

assinatura-beatriz-marks

COMENTE!

Comentários

» Comente esta postagem!

Top
SIGA

Receba alertas de novas postagens no seu e-mail.

Confirme a assinatura na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: