Mattel lança bonecas Barbies com corpos ‘mais reais’

31 de janeiro, 2016

Eu já amava a boneca Barbie, agora depois dessa novidade, mais ainda!

A Mattel, fabricante da boneca Barbie anunciou que ela agora virá em três novas versões: “petite”, “com curvas” e “alta”.

O projeto demorou dois anos para ficar pronto e com o objetivo de se ajustar aos tempos modernos em que a diversidade feminina é valorizada.

Desde sua criação, em 1959, a Barbie é criticada por grupos feministas por perpetuar padrões de beleza, em sua maioria branca, muito magra e alta. É a primeira vez que a boneca muda de formato. Antes, ela já passou por mudanças sutis no rosto, mãos e outras partes do corpo, mas sempre se manteve esguia.

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Em 2015, a Barbie se reinventou com um comercial considerado feminista e com a linha Fashionista, que trouxe mulheres com diversas cores de cabelo e de pele.

A estratégia é para recuperar o crescimento da marca. De 2012 a 2014, as vendas da Barbie diminuíram 20%, e continuaram em queda em 2015. A queda da popularidade da boneca colaborou para que, em 2014, a Lego ultrapassasse a Mattel, tornando-se a maior empresa de brinquedos do mundo.

“Nós mudamos o propósito da marca, [defendendo] que quando uma garota brinca com uma Barbie, ela pode imaginar tudo que quer ser”, explica Michelle Chidoni, diretora de comunicação da empresa.

Esse conceito está presente no comercial que viralizou em outubro de 2015, que mostra garotas sonhando com diversas profissões. Elas querem ser executivas bem-sucedidas, professoras e veterinárias (uma, inclusive, quer ser técnica de futebol americano, profissão tradicionalmente masculina).

As novas bonecas estão dentro da realidade corporal da grande maioria das mulheres.

Os novos modelos trazem mais curvas, baixinhas e cheinhas.

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“Conduzimos pesquisas bastante caras para testar as novas bonecas”, acrescenta Chidoni. “Tivemos a colaboração de várias garotas, pais, mães e especialistas para obter feedback sobre a nova linha.”

Em 2006, um estudo publicado pela revista “Developmental Psychology” concluiu que meninas de 5 a 8 anos que brincaram com Barbies tinham auto-estima menor e mais desejo de ser magra do que as que não foram expostas à boneca.

A nova linha Fashionista 2016, chega em março nas lojas do País. São quatro corpos, incluindo o modelo “clássico”, variando entre sete tons de pele, 22 cores de olho e 24 penteados.

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