Dicas para evitar as varizes

 

Quem não se incomoda com veias aparentes nas pernas? Milhares de mulheres buscam tratamento para este problema, mas o “é melhor prevenir do que remediar”.

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CAUSAS:

      As varizes surgem devido a problemas de circulação do sangue que podem ser causados por permanecer muito tempo sentado ou mesmo em pé. Outros fatores que podem ocasionar o surgimento de varizes são os  sapatos de salto alto, a fraqueza do fígado, a obesidade e a falta de alimentos ricos em antioxidantes são algumas das causas para o aparecimento das varizes.

DICAS CONTRA S VARIZES:

   Evite levantar pesos e ao acordar deixar as pernas levemente inclinadas para cima, isto ajuda o sangue circular. Exercícios como caminhadas, natação, andar de bicicleta ou mesmo hidroginástica são grandes aliados de pernas mais bonitas.

     Se o seu trabalho exigir que fique muito tempo numa mesma posição, quer seja em pé ou sentado, tire alguns minutos para fazer alongamentos e caminhar um pouco para que o sangue circule. Se trabalha sentado, levante-se a cada 30 minutos. Se trabalha em pé, levantar e abaixar os calcanhares ajuda. Não deixe também de consumir muita água durante o dia.

Manter o peso dentro do ideal é importante. Não fumar e evitar sol em excesso.

Agora se já possui as varizes, meias elásticas podem ajudar, mas estas devem ser recomendadas por um médico. Sauna, hidromassagem e banho quente também ajudam, pois dilatam os vasos sanguíneos. Mas cuidado, se as suas varizes já forem bem acentuadas não é indicado aquecer demais a pele.  Massagens também também ajudam na circulação.

Mas lembre-se que independente do nível em que se encontram suas varizes, é preciso procurar um médico especializado (angiologista) para saber qual o tratamento ideal a ser feito.

Vale lembrar que os perigos de varizes e circulação podem se agravar para algo ainda mais delicado como a trombose. Cuide-se!

ALIMENTOS QUE PREVINEM O PROBLEMA:

“Verduras escuras nunca podem faltar”, alerta Karin Honoratto, nutriconista. Segundo ela, esse alimento possuem uma grande quantidade de fibras. A nutricionista destaca a salsa, um alimento que, de acordo com ela, facilita a circulação e desintoxica o fígado.

Alimentos fontes de vitamina C e bioflavonóides são potentes antioxidantes e excelentes para a circulação, segundo Karin. Damasco, morango, tomate, ameixa e pêssego são alguns dos exemplos. Frutas vermelhas como amora, framboesa, uva e mirtila são alimentos que trazem alguns benefícios para a circulação. Sobretudo o último, pois fortalece as paredes das veias e dos capilares.

“Não deixe de consumir cebola e alho”, alerta Karin. Esses são dois exemplos de alimentos com grande quantidade de antioxidantes e antiinflamatórios, além de favorecer, também, a circulação.

Por fim, a nutricionista explica que o hábito de massagear o corpo e escovar a pele pode ser benéfico para impedir as varizes. Praticar exercícios físicos e evitar roupas apertadas também pode ajudar.

Veja mais com a nutricionista Karin Honorato que trás dicas de alimentos para prevenir o problema:

Vamos todas ficar com as pernas lindas e de fora!

Beijos

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